CDN

Tecnologia CDN da China Telecom Transforma as Experiências do Utilizador Enquanto Acrescenta Fiabilidade e Segurança

9 Minutes Read

A velocidade de transmissão e a fiabilidade no mundo digital são mais importantes do que nunca, e as redes de entrega de conteúdos (CDN) estão a abrir caminho para melhores serviços de Internet e tecnologia móvel, servindo bens estáticos a partir do limite – assim como a aceleração de sítios e outros produtos.

Na China, apenas 44% da população são utilizadores da Internet, mas isso ainda é suficiente para fazer dela a maior população online do mundo. Como se espera que o número de utilizadores aumente consideravelmente nos próximos anos, os principais fornecedores de serviços de TI chineses procuram inovar as estruturas subjacentes de forma a servir os clientes e a satisfazer os requisitos regulamentares.

A indústria de TI da China tem uma série de projectos em curso para promover a sua capacidade de servir a próxima vaga de actividade virtual e satisfazer estas exigências. Uma grande iniciativa é melhorar a infra-estrutura da rede de entrega de conteúdos (CDN).

Desenvolvimento CDN

Um CDN é um sistema que fornece conteúdos de um website ou aplicação móvel a pessoas de forma mais rápida e eficiente, com base na sua localização geográfica. Compreendendo uma rede de servidores (“pontos de presença”, ou POPs) em locais em todo o mundo, os recursos estáticos CDNs armazenam os recursos, aproximando os dados dos utilizadores e reduzindo o tempo de ida e volta necessário. As redes de entrega de conteúdos são úteis em toda uma série de verticais:

  • Ecommerce: Um CDN ajuda os sites de comércio electrónico a entregar conteúdos de forma rápida e eficiente, mesmo durante a época de compras de férias ou outros períodos de grande tráfego. Sem CDNs, os tempos de carregamento de imagens e outros elementos seriam consideravelmente mais longos para os utilizadores que poderiam estar a centenas ou milhares de quilómetros de distância dos servidores anfitriões.
  • Finanças: Os CDN permitem às instituições bancárias fornecer dados sensíveis aos consumidores e analistas numa gama de dispositivos com uma infra-estrutura rápida, segura e fiável. Além disso, existe uma defesa adicional contra ataques a nível de rede e de aplicação.
  • Media/Publicação: Um CDN pode ajudar as empresas de media a actualizar páginas em tempo real. Para a entrega de imagens e vídeo, os CDNs podem tirar partido de técnicas de optimização de conteúdos e caching de dispositivos que promovem uma entrega sem problemas.
  • Aplicações móveis: Um CDN fornece conteúdos dinâmicos e baseados na localização, reduzindo os tempos de carga e aumentando a capacidade de resposta. Outras técnicas que ajudam a experiência do utilizador móvel incluem a compressão de texto e a estimulação de vídeo, por exemplo.
  • Tecnologia e SaaS: Um CDN ajuda os sítios tecnológicos a servir milhares de milhões de pedidos todos os dias. As preocupações particulares dos fornecedores SaaS abordadas por um CDN podem incluir os tempos de bordo e a segurança SSL.

Um projecto que envolve uma parceria entre a China Telecom Global e a Conversant Solutions Pte Ltd é a introdução de uma CDN internacional na qual as infra-estruturas CDN das duas empresas se integram através de uma federação CDN (uma interligação de CDNs operadas individualmente) para fornecer um quadro de entrega global.

Esta ligação permitirá o carregamento de conteúdos, entrega, armazenamento, transcodificação, gestão e serviços relacionados. Optimizará os recursos de ambas as empresas e melhorará a qualidade e quantidade dos serviços de Internet chineses. Velocidades mais rápidas significam tempos de carga mais rápidos para utilizadores da web e móveis, escalabilidade rápida durante tempos de tráfego intenso, risco minimizado de picos de tráfego (o que assegura a estabilidade do sítio), custos de infra-estrutura reduzidos devido ao descarregamento de tráfego, e melhor desempenho do sítio. Outros benefícios incluem a disponibilidade de análises de utilização, infra-estruturas de alta capacidade (para maior disponibilidade e menor latência de rede), e melhor desempenho.

Ligações de banda larga mais estáveis ajudarão as empresas que fazem negócios na China a alargar a sua presença e a proporcionar melhor qualidade e segurança. A China Telecom do Brasil oferece uma rede de entrega de conteúdos de alta velocidade com uma forte presença em todo o país e no mundo, acelerando a entrega de conteúdos na China e fora dela.

O que procurar num fornecedor de CDN na China

Porque o objectivo de um CDN é reduzir a distância entre os seus utilizadores e os servidores que lhes trazem os conteúdos e informações desejados, é uma empresa inteligente encontrar um fornecedor local.

Ao investigar, considerar se o fornecedor pode navegar em obstáculos de infra-estruturas. Para além destas questões básicas de enquadramento, as empresas que entram em novos mercados provavelmente precisarão de ajuda para compreender as leis ou regulamentos locais da Internet que podem mudar frequentemente.

A China Telecom oferece vantagens claras às empresas que procuram melhorar o desempenho na China e noutros mercados da Ásia-Pacífico onde não dispõem de uma presença física de servidor.

Estas vantagens incluem:

  • Controlo total da rede: A China Telecom é proprietária e opera uma das redes mais bem ligadas do mundo, fornecendo conteúdo a redes de última milha sem depender de fornecedores de trânsito de terceiros com as suas próprias políticas de encaminhamento.
  • Licenciamento: A China Telecom tem uma licença CDN completa na China e está licenciada para alojar e fornecer conteúdo web em todo o país.
  • Armazenamento fiável e fácil de usar: As opções de armazenamento incluem origem segura, ficheiro externo e soluções baseadas em nuvem, totalmente optimizadas para requisitos técnicos específicos. Os clientes podem carregar conteúdo via Aspera, FTP, SFTP, R-Sync, e SCP. Os dados são armazenados de forma segura e com cópias de segurança utilizando as mais modernas tecnologias de firewall e de retenção de dados.
  • Transmissão avançada: Apoio para streaming a pedido, emissões ao vivo, e meios de streaming adaptativos através de HTTP. Embalagem de Conteúdo Dinâmico (DCP) de meios de streaming adaptativos nos formatos HDS e HLS. Funções de codificação e transcodificação disponíveis para compatibilidade de conteúdos com uma vasta gama de plataformas de visualização. (Isto é especialmente importante uma vez que muitos consumidores na China vêem vídeo através de dispositivos pessoais).

Saiba mais sobre as características e o serviço CDN da China Telecom, que inclui pacotes de soluções totalmente personalizadas.

Os leitores são convidados a saber mais sobre os planos para melhorar a tecnologia das comunicações na China pela China Telecom e pela China Telecom do Brasil.